Polícia Federal deflagra ação de combate ao contrabando de cigarros

0
416

 

_Investigações tiveram início com a apreensão de 14 mil maços de cigarro contrabandeados_

Santa Maria/RS: A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (07/08), a Operação Hipnos, de combate ao contrabando de cigarros.

Na ação de hoje, policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão em uma residência na Vila Maringá, outra no Parque Pinheiro Machado e uma transportadora no bairro São João, na cidade de Santa Maria/RS.

As investigações tiveram início em dezembro de 2023 com apreensão de aproximadamente 14 mil maços de cigarros de origem estrangeira sem a devida documentação legal, transportados em um caminhão, juntamente com outras mercadorias de origem nacional em condições legais de transporte.

Esta etapa do inquérito policial busca a obtenção de novos elementos de prova acerca dos crimes investigados e delimitar eventuais responsabilidades de outros envolvidos.

Os investigados poderão ser responsabilizados pelo crime de contrabando, com penas de até 5 anos de reclusão.

O nome da operação – Hipnos – faz referência ao deus grego do sono. Como na mitologia, os criminosos buscam “adormecer” a vigilância das autoridades, fazendo com que suas operações pareçam legítimas. A operação visa “despertar” para a realidade detrás do disfarce, desmascarando o contrabando de cigarros e levando os responsáveis à justiça.

Informações e imagens: Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Santa Maria.