Polícia Federal participou de Operação Chain no Aeroporto de Santa Maria

0
824

Santa Maria/RS: a Polícia Federal realiza atividades relacionadas à Operation Chain, nos dias 08 e 09/05/2023 no Aeroporto de Santa Maria.

A Operation Chain é uma operação internacional de larga escala para o combate ao tráfico de pessoas. Dezenas de países foram convidados a participar conjuntamente da ação policial, que se desenvolverá nas Américas, África, Europa e Ásia e está sendo coordenada pela Interpol, Europol, Frontex (agência de Fronteiras da União Europeia), Áustria e Romênia, de 08 a 14/05/2023.

Os países participantes reforçarão o controle migratório em pontos determinados de suas fronteiras, verificarão locais de interesse, trocarão informações operacionais e de inteligência e deflagrarão operações relacionadas ao tráfico de pessoas e crimes conexos.

O foco da operação será: – tráfico de pessoas com finalidade sexual, criminalidade forçada (quando pessoas são traficadas para cometerem crimes para organizações criminosas) e mendicância forçada; alvos considerados de elevada posição hierárquica em suas organizações; e o tráfico de crianças.

Em Santa Maria/RS, a Polícia Federal está desenvolvendo ações junto ao aeroporto, na verificação de documentações de viajantes, especialmente de menores de idade e seus acompanhantes, verificação de possíveis mandados de prisão em aberto para os viajantes, além de orientar os funcionários do aeroporto na atenção à análise de documentos dos viajantes e para denunciarem às autoridades possíveis casos suspeitos de tráfico de pessoas e crimes correlatos.

Informações: Comunicação Social da Polícia Federal em Santa Maria.