Polícia Federal realizou exercícios simulados de crise  no Aeroporto de Santa Maria

0
135

 

A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (29/08), exercícios simulados de crise no Aeroporto Municipal de Santa Maria/RS, em conjunto com a Administração do Aeródromo. A realização dos exercícios consta no Plano Nacional de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita (PNAVSEC) e contemplam determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Aproximadamente 150 pessoas participaram das atividades, que iniciou com a realização do Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronave (ESAIA), onde são simulados uma ocorrência de sequestro de um avião com indivíduos armados tomando de assalto a aeronave com passageiros. No ESAIA foram testados os protocolos de emergência, acionamentos dos órgãos de segurança e apoio e a resposta frente à ameaça simulada, monitorando o processo desde a informação passada pelo comandante até a liberação dos passageiros e tripulantes.

Em seguida, foi realizado o Exercício Simulado de Ameaça de Bomba (ESAB), com a comunicação fictícia de um suposto artefato explosivo no aeroporto. Foram realizados os procedimentos de acionamento dos órgãos responsáveis, execução dos protocolos de segurança e teste de tempo de resposta até a confirmação ou não da suposta ameaça.

Além de Policiais Federais da Delegacia de Santa Maria, participaram das atividades o Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal – GPI (Porto Alegre), o Grupo de Bombas e Explosivos da Polícia Federal – GBE (Porto Alegre), e o Comando de Operações Táticas da Polícia Federal – COT (Brasília/DF) que exerceu a função de validador do exercício. Também atuaram no evento a Administração do Aeroporto, Prefeitura Municipal, Guarda Municipal, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria – CIOSP, Força Aérea, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, Companhias aéreas Azul e VoePass e Serviço de Vigilância – Vigilare.

Comunicação Social da Delegacia de Polícia Federal em Santa Maria.