Prefeito assina Plano Municipal de Contingência contra desastres naturais

0
167

Na última sexta-feira, 5 de janeiro, o Prefeito João Luiz Vargas recebeu em seu gabinete o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Wolney Pedroso. Na ocasião o Prefeito assinou o Plano Municipal de Contingência (PLAMCON), para enxurradas, inundações/alagamentos, vendavais/granizo, estiagem do município de São Sepé.

O documento estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres quando da atuação direta ou indireta em eventos relacionados a estes desastres naturais. Estes recomendados e padronizados a partir da adesão dos órgãos signatários os aspectos relacionados ao monitoramento, alerta e resposta, incluindo ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, a fim de reduzir os danos e prejuízos decorrentes.

O Plano foi desenvolvido com base em análises de risco, das avaliações e mapeamento de risco e cenários identificados como prováveis e relevantes em São Sepé, caracterizados como hipóteses de desastres, embasados em estudos e no histórico de ocorrências de desastre no município.

O documento teve sua versão inicial desenvolvida em novembro de 2021 e agora em janeiro de 2024 recebe uma versão atualizada.

Informações: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal. Por Camila Fogliarini.