Prefeito vai liberar passagem de caminhões com até 24 toneladas pela Ponte do Fandango

0
219

Um grupo de cerca de 30 caminhoneiros esteve nesta segunda-feira (26) com o prefeito José Otávio Germano. O pedido dos profissionais sensibilizou o chefe do executivo que autorizou que os caminhões com até 24 toneladas passem pela Ponte do Fandango, desde que estejam dentro do limite de peso. Os caminhoneiros contaram com o apoio do vereador Marcelo Martins, que também é profissional da área, e intermediou o encontro e a conversa com o prefeito e o secretário de Governo, Fernando Cantarelli.

O prefeito explicou a eles que há uma orientação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de que não passasse pelo local caminhões com mais de 24 toneladas e, por cautela, se estabeleceu que passaria pela Ponte do Fandango apenas caminhões com dois eixos. No entanto, os motoristas alegam que um caminhão de três eixos vazio não chega a esse peso, por exemplo.

Outra preocupação de José Otávio é de que, caso esses caminhões comecem a passar pela Ponte, que a Balsa Deusa do Jacuí deixe de prestar serviço na cidade, deixando desassistidos os caminhoneiros com veículos carregados com peso maior que este. No entanto, o grupo afirmou que, neste caso, usarão as rotas alternativas de acesso à cidade. Os motoristas e o vereador Marcelo Martins afirmam que se responsabilizam por este pedido. “O que pedimos é que esses veículos de até 24 toneladas possam passar pela ponte. Integramos um grupo de cerca de 320 pessoas e todos estão muito gratos pela decisão tomada pelo prefeito”, destacou Marcelo.

Os motoristas alegaram que o uso constante da balsa acarreta em enormes gastos financeiros e de tempo. Com a liberação da passagem destes veículos com até 24 toneladas, José Otávio entende que vai garantir economia de custo aos motoristas, diminuir o tempo gasto no transporte, diminuir o impacto que a passagem de veículos está causando na Rua Moron e fomentar a economia da cidade. “Vi o contentamento de cada um com minha decisão. Somente quem tem sensibilidade e conhece a nossa terra entende o que eles estão passando”, frisou José Otávio.

A decisão do prefeito será agora comunicada ao DNIT para que eles também concordem com a medida e depois ela será publicada em decreto municipal para que entre em vigor. O prefeito espera que o decreto seja publicado nos próximos dias.

Importante:

A conferência da pesagem deverá ser feita pelos guardas que ficam na Ponte do Fandango no momento que o caminhão passar pelo local. Quando o caminhão estiver com carga, será conferida a placa de indicação que todos os veículos devem ter, apontando o peso total quando carregado.

Fonte: Redação/Portal OCorreio.