Prefeitos gaúchos estudam criação de consórcio intermunipal de educação

0
60

Em reunião com o Arquiteto Tiago Radunz, os prefeitos João Luiz Vargas, de São Sepé, e Ernani Gonçalves, de Eldorado do Sul, conheceram o trabalho do CIEDEPAR – Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná.

A ideia dos prefeitos é criar um organismo independente para monitorar indicadores educacionais.

Atualmente, São Sepé participa do consórcio da região centro, que dentre outros serviços, também atua na área da educação, no entanto, o objetivo dos prefeitos é que com a criação de um consórcio exclusivo exista a possibilidade de obtenção de recursos e a sua aplicação de forma coletiva.

Conforme o arquiteto Tiago, Paraná foi o primeiro estado a criar este modelo e questões relacionadas à contratação temporária de professores, contratação de compras coletivas de materiais e transportes escolar tem barateado recursos e melhorando a locação de recursos públicos na educação.

O prefeito Ernani também salientou a necessidade dos municípios se organizarem para obtenção de recursos para construção de escolas, principalmente de ensino infantil, uma vez que a demanda por creches nos municípios gaúchos é muito alta.

João Luiz esteve no FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, protocolando um reforço no pedido feito no final do ano passado, para a construção de uma creche em São Sepé.

O projeto contempla a ampliação da Escola Leonardo Kurtz, com a criação de uma escola de educação infantil. A expectativa é que a construção ocorra nos próximos 4 anos.

Informações- Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal. Por Camila Fogliarini.