Presidente da Famurs destaca importância das Cidades Inteligentes no Estado

0
196
Presidente da Famurs destaca importância das Cidades Inteligentes no Estado

Entidade é uma das apoiadoras do 3º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, principal encontro de tecnologia para Prefeituras que acontece na próxima semana em Bento Gonçalves

O uso estratégico de tecnologia na gestão municipal é uma das principais pautas para desenvolver as cidades.

No Rio Grande do Sul, o presidente da Federação das Associações de Municípios do Estado (FAMURS) e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, destaca a importância do investimento em Cidades Inteligentes na oferta de melhores serviços à população.

Salerno é um dos convidados confirmados para o 3º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, que acontece nos dias 13 e 14 de abril, em Bento Gonçalves, para tratar sobre inovações e ferramentas voltadas à transformação digital do setor público. “Esse tema é extremamente importante porque os municípios têm que se atualizar e estarem atentos às novas tecnologias, aos temas de cidades inteligentes para melhorar a própria gestão e para melhorar o serviço público prestado em cada município”.

A FAMURS é uma das apoiadoras do principal encontro de tecnologia para Prefeituras promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves na próxima semana.  “Essa vai ser uma oportunidade importante para que os municípios possam conhecer um pouco mais sobre novas tecnologias, sobre cidades inteligentes e inovação na gestão pública. Estamos apoiando o evento porque é uma grande oportunidade para que os municípios possam atualizar as suas gestões”, ressalta o presidente da FAMURS.

Gratuito para servidores públicos, representantes de entidades e universidades, o Congresso reunirá prefeitos, gestores e vereadores de todo o Estado com o objetivo de fomentar o acesso a soluções tecnológicas, mostrando como diversas cidades usam a tecnologia na formulação de políticas públicas pautada em dados. “É o espaço para troca de experiências e acesso a soluções mais próximas da realidade, principalmente, das pequenas e médias cidades”, explica o diretor da RCD, José Marinho. “A pandemia acelerou muito a necessidade da informatização de todos os setores. O mais importante quando falamos de cidades conectadas, digitais e inteligentes, é o impacto na melhoria na qualidade de vida das pessoas”, completa o diretor da RCD.

As inscrições devem ser feitas pelo www.sympla.com.br/rcd

Programação – O Congresso contará com a apresentação de cases de sucesso do Estado e das Prefeituras de Palhoça (SC) e Guarapuava (PR). O município catarinense implantou em Santa Catarina a primeira PPP de iluminação público do Estado, projeto de parceria público-privada que vem possibilitando a aplicação de soluções inteligentes na gestão municipal.

Políticas Públicas Federais – Em conexão direta com Brasília, o evento contará com a participação da diretora do Departamento de Difusão da Transformação Digital no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Loyane Tavares, que apresenta aos gestores as ferramentas disponíveis na pasta para apoiar a transformação digital dos municípios gaúchos.

Os participantes também terão acesso a uma feira de soluções tecnológicas disponíveis pelas empresas 1Doc, Aprova Digital, IGTECH, Softplan, Betha Sistemas, DueLabs, Evolution Tecnologia Funerária, VoxCity, WeSend, Abase Sistemas, Inovadora Sistemas e Póstero.

Prefeitos Inovadores – Durante o Congresso, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2023. Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades. Confira aqui a relação de prefeitos.

Além da Famurs, o 3º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes conta com o apoio do Sebrae e das Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP), Associação dos Municípios do Planalto (AMPLA) e Associação dos Municípios da Zona Sul (AZONASUL).

Serviço: 

3º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes

13 e 14 de abril de 2023

Local: Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold – FUNDAÇÃO CASA DAS ARTES

Rua Herny Hugo Dreher, 127, Planalto, Bento Gonçalves – RS

Inscrições gratuitas para servidores públicos, universidades e entidades: http://sympla.com.br/rcd

Informações pelo WhatsApp (41)3015-6812.

 

Foto: Guilherme Pedrotti