Previsão é de que o frio segue pelo Rio Grande do Sul

0
111
A MetSul Meteorologia prevê a chegada de reforço de ar frio ao território gaúcho nesta segunda-feira. Um ciclone de 985 hPa sobre o Atlântico Sul, distante do estado e sem riscos, a Leste da Argentina e que se afasta rapidamente, impulsiona ar mais gelado no sentido do Sul do Brasil a partir desta segunda.
 
Este reforço de ar polar será responsável por intensificar um pouco o frio e prolongar o período de temperaturas baixas, iniciado na última quinta, até o meio desta semana. Serão, assim, sete dias seguidos de frio no estado neste julho que era até então de poucos dias invernais no mês.
 
As madrugadas mais frias serão as de desta segunda, terça e quarta, quando a temperatura pode descer a 4ºC ou 5ºC em Porto Alegre, ao redor de 0ºC ou negativa na fronteira, abaixo de 5ºC em grande parte das cidades gaúchas e até -2ºC nos Aparados. 
 
Conforme a madrugada, a presença maior ou menor de nuvens pode frustrar maior resfriamento em diferentes municípios. Nesta segunda, por exemplo, espera-se maior presença de nuvens durante o dia na Metade Norte gaúcha.
 
As tardes tendem a ficar um pouco mais frias. Bagé, por exemplo, pode ter máximas de apenas 10ºC a 12ºC nesta segunda e na terça. Porto Alegre deve ter marcas em torno dos 15ºC nos dois dias. Muitas cidades terão só 12ºC a 14ºC à tarde até terça.
 
Com isso, os dias mais prováveis de geada no estado são entre esta segunda-feira e a quarta. A partir de quinta, com ingresso de mais nuvens e ar quente, as condições para geada devem cessar, como mostra a projeção do modelo canadense.
 
 
Uma frente quente deve trazer chuva e risco de granizo isolado para o estado entre quinta e a sexta-feira, marcando o avanço sobre a massa de ar frio de uma massa de ar muito quente que vai trazer temperatura muito alta para esta época do ano no final desta semana. 
 
MAIS DETALHES SOBRE O CLIMA E OUTROS MAPAS METEOROLÓGICOS VOCÊ CONFERE NO SITE DA METSUL METEOROLOGIA.