Primeiro dia do Vestibular da UFSM finaliza com abstenção de 13.63%

0
261

Teve fim o primeiro dia do Vestibular de verão da UFSM. Ao todo, cerca de 11 mil alunos voltaram a movimentar o campus sede da instituição e demais locais de aplicação. Neste sábado (13), foi aplicada a Prova 1 para os vestibulandos, bem como no Processo Seletivo Seriado (PSS), para estudantes do 1º ano do ensino médio. A abstenção foi de 13.63% no Vestibular e de 14,2% no PSS.

O fim das provas e as expectativas para o segundo dia

No Centro de Tecnologia (CT), estavam concentrados os candidatos que prestaram a prova para o curso de Medicina. Giovana Arend, que tem 18 anos e mora em Uruguaiana, afirmou que a prova estava bem tranquila, mas que havia algumas questões em que teve mais dificuldade. Ela ainda disse que para o segundo dia está com mais expectativas, pois tem a Redação, que considera o seu ponto forte.

Além de Giovana, outros candidatos também saíram com grandes expectativas para o segundo dia, principalmente pela prova de Redação. Uma delas foi Anuar Dib, que também tenta Medicina. “Eu espero que a prova de amanhã esteja no mesmo nível da de hoje e que o tema da Redação esteja bem acessível”. O vestibulando Bruno Tubino, que também é de Santa Maria, comentou que este é o seu primeiro ano tentando e que ele achou a prova mais acessível que a do Vestibular Extraordinário. Já em relação ao segundo dia, ele conta que prefere que a redação seja um artigo de opinião.

O professor de geografia Lucas Pettine também avalia de forma positiva o primeiro dia de provas a partir do feedback recebido pelos alunos. Para ele, o Vestibular Extraordinário realizado em 2023 foi importante na preparação dos candidatos. “Foi bem interessante porque deu um norte e também confirmou a nossa expectativa da prova da UFSM ser uma prova boa e dinâmica”.

Ainda hoje acontece a aplicação da prova para os sabatistas inscritos no exame. A prova para esses candidatos tem início às 18h e se encerra às 21h. Neste domingo (14), será realizado o segundo dia do Vestibular da UFSM, quando serão aplicadas as provas 2 e 3, além da Redação.

Texto: Thais Immig, estudante de Jornalismo

Edição: Lucas Casali

Foto de capa: Daniel de Carli.

Fonte: https://ufsm.br/r-1-64976