Realizada Capacitação sobre Saúde Mental em São Sepé nesta terça-feira

0
130

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, a Secretaria da Saúde de São Sepé realizou na Fundação Afif, uma capacitação para Enfermeiras das Unidades de Saúde e Agentes Comunitários do município. O evento também foi aberto ao público em geral.

A capacitação sobre Saúde Mental foi ministrada pela Psicóloga, Especialista em Saúde Pública, Mestre em Promoção da Saúde, atuante a 20 anos no CAPS, Bibiana Palmeiro.

Na ocasião foi feita uma reflexão sobre a importância do cuidado em saúde mental na perspectiva dos profissionais e também dos usuários que frequentam os serviços.

“Hoje é o Dia Mundial da Saúde Mental. Embora seja abordado também sobre o Setembro Amarelo, o foco é chamar a atenção de todos para a saúde mental. Busca-se informar sobre o compromisso global para aumentar a conscientização sobre a saúde mental e defendê-la como um direito humano universal. Todos devem ter o direito de viver uma vida com dignidade, equidade, igualdade e respeito.

No entanto, ainda persistem o estigma, a discriminação e as violações aos direitos humanos”, destacou a Enfermeira Coordenadora da Saúde Mental, Polyana Ribeiro.

“A gente sabe que a linha que nos separa do sofrimento psíquico, do adoecimento psíquico é muito tênue, então, eu primo pelo cuidado horizontal, onde nós também temos que ter empatia, amor e desejo de estar ali. Acredito que isso transborda no profissional, quando a gente chega em um local, e conseguimos ser bem atendido, bem acolhido, acredito que 30% do tratamento já está sendo realizado, por que não se faz saúde mental sem vínculo, sem construção de afeto.

E o afeto, é o que permeia diariamente o meu trabalho e eu noto, eu sinto a diferença do usuário que é bem acolhido, que identifica o desejo do meu cuidado e da minha equipe por ele”, exaltou a Psicóloga, Bibiana.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal. Por Camila Fogliarini.