Representantes da SMED participaram do Fórum de Coordenadores dos Polos de Apoio Presencial

0
235

No dia 23 de novembro, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), juntamente com o Fórum de Coordenadores dos Polos de Apoio Presencial do RS, promoveu o encontro presencial “Dialogando a Educação a Distância no mbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Estado do Rio Grande do Sul”. O encontro foi destinado a todas as pessoas interessadas pela temática do ensino a distância, e que desejam dialogar sobre as estratégias de permanência e diminuição de evasão de estudantes nos cursos superiores no âmbito da UAB.

A programação contou com rodas de conversas com Representantes Nacionais da Capes/UAB, Coordenadores de Polos de Apoio Presencial UAB/RS e Coordenadores Gerais e Adjuntos UAB das IPES/RS. Para tratar sobre as atuais demandas de cursos superiores, que auxiliarão a atender à Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, além de formar e qualificar pessoas para potencializar o desenvolvimento econômico e social local e regional.

O evento também foi uma oportunidade para municípios que não são credenciados com o Sistema UAB conhecerem os critérios necessários para abertura, nos seus municípios, de Polos de Apoio Presencial, que serão apresentados pelo representante da Capes/UAB. Integrando a programação do evento a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) realizou o Lançamento do Portal de Cursos Livre e Abertos, no Salão Imembuí.

Participaram do Fórum a Secretária da Educação de São Sepé, Márcia Aires e a Professora Carolina Bitencourt Becker, que irá assumir a coordenação do Polo de Educação no ano de 2024. Na oportunidade receberam o Mapa de Polos da UAB do RS. Também estiveram presentes o Prefeito de Santa Maria, Jorge Possobon, o Deputado, Valdeci Oliveira, o Professor Dr. Jerônimo Tibusch – Pró- Reitor de Graduação da UFSM, Alexandre Marques Póvoa, Coordenador de Polos e Tecnologias Educacionais da CAPES/UAB e Luciano Schuch, Reitor da UFSM.