Reunião do PDT mobiliza candidaturas da região central
Na noite de quarta-feira, dia 20 de dezembro, no CPF Piá do Sul, em Santa Maria, a coordenadoria do Partido Democrático Trabalhista da região central discutiu às candidaturas que o partido apresentará nas eleições de 2024.
Com a presença de comitivas de 16 municípios da região, de prefeitos, vices e vereadores, do presidente Romildo Bolzan e do deputado estadual Eduardo Loureiro, representação do PDT definiu priorizar a participação de candidaturas majoritárias em Santa Maria, São Sepé, Paraíso do Sul, Restinga Seca, Vila Nova do Sul, Formigueiro, Nova Palma, Faxinal do Soturno, Pinhal Grande, Agudo, São Pedro do Sul e Tupanciretã.
Além disso, o partido pretende lançar cerca de 120 candidatos a vereador e eleger, no mínimo, 20. Atualmente o partido tem 15 vereadores na região dos 22 municípios integrantes na coordenadoria.
Para o coordenador Eduardo Vargas, a meta está alinhada com a perspectiva do PDT Estadual, que é ampliar os 71 prefeitos eleitos, 70 vices e 777 vereadores eleitos na última eleição.
A expectativa é aumentar em 20% esse número em 2024. “Paulo Burmann está retomando o trabalhismo em Santa Maria, vamos focar para reeleger João Luiz Vargas em São Sepé e Sérgio Coradini em Vila Nova do Sul. Fernando Vasconcellos, de São Sepé, e Pedrinho Muller em Agudo são vices que devem permanecer na majoritária. O prefeito Artur, de Paraíso do Sul, está encaminhando bem a construção da chapa, já que concluiu 8 anos de mandato.
Queremos priorizar parcerias com partidos que já temos relação nos municípios, valorizando a vontade de cada localidade. Mas nossa postura será sempre de centro-esquerda, com investimentos voltados aos estudantes, serviço público de qualidade, valorizando os servidores, espaços de trabalho para jovens, saúde principalmente para os idosos, melhoria de espaços públicos e infraestrutura para quem quer trabalhar e produzir.
Esse Plano de Desenvolvimento será quase que um padrão em todos os governos em que o PDT vai participar”, revelou.
Um curso para qualificar candidatos e futuros ocupantes de cargos, o PDT está fazendo rodadas de capacitações no Centro de Formação de Líderes Trabalhistas, e só poderá participar das eleições políticos que tenham treinamento.
“Nossa meta é fazer valer o que Brizola pensava da política: criar um celeiro de gente que consiga tocar projetos e melhorar as realidades das populações, principalmente os mais vulneráveis”, sintetizou Romildo Bolzan.
Em São Sepé, a partir de fevereiro, o PDT continuará fazendo debates sobre as eleições de 2024, planejando políticas públicas para o próximo ciclo de governo. “Já fomos a Porto Alegre, e temos reuniões internas mensais para verificar quais fragilidades os companheiros ainda tem, tanto no desempenho das funções, quanto na perspetiva ideológica.
A partir do ano que vem estes encontros serão abertos”, concluiu Camila Fogliarini, presidente da Juventude Socialista do PDT de São Sepé. Em março, a expectativa é que um evento com o presidente estadual Romildo Bolzan, deputados estaduais e federais, além de prefeitos e vereadores, aconteça em São Sepé.