
Samir Xaud foi empossado como novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) neste domingo (25), durante a Assembleia Geral Eleitoral realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Ele comandará a CBF no período de 2025 a 2029.
Além de Xaud, foram eleitos oito vice-presidentes: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato.
Natural de Boa Vista, Roraima, Xaud tem 41 anos e liderou a chapa única “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, que obteve 103 votos entre os 146 eleitores presentes. O novo presidente iniciou seu mandato com um discurso firme, defendendo uma gestão mais democrática e representativa. Ele destacou a importância de descentralizar o poder da entidade e incluir todos os atores do futebol brasileiro nas decisões estratégicas.
Prioridades de Samir Xaud à frente da CBF:
Adequação do calendário nacional;
Inclusão de dois representantes indicados pelos clubes como observadores permanentes das atividades da Comissão Nacional de Arbitragem;
Criação de um grupo de trabalho sobre fair play financeiro;
Apoio à formação de uma liga unificada, por meio da união entre LFU e Libra;
Fortalecimento das ações de combate ao racismo e retomada de torneios de diversidade, como a Taça Indígena;
Ampliação dos investimentos no futebol feminino nacional.
Fotos- Rafael Ribeiro/ CBF.