São Sepé é a segunda cidade do estado a implantar programa de combate a abigeato

0
282

Na manhã desta terça-feira, 29 de agosto, o Prefeito Municipal João Luiz, juntamente do Vereador Humberto Stoduto (PSDB) e o Assessor Sandro Brum, membros do Setor da Agricultura, Inspetoria Veterinária e Polícia Civil, participaram de uma reunião sobre o software “Marca e Sinal’, da empresa HardSoft, implantado no município, de marcas e sinais e combate ao abigeato.

São Sepé foi a segunda cidade no estado a adotar esse programa. A medida é de fundamental importância para o criador controlar melhor o seu rebanho e para os órgãos policiais e de fiscalização que precisam consultar as identificações de propriedades dos animais, principalmente na prevenção de abigeatos.

Hoje o município encontra-se com todas as marcas digitalizadas e cadastradas no sistema, que contemplam as espécies: bovinos, caprinos, ovino, bubalino, equino e muar. Agora, o próximo passo é disponibilizar o sistema para os órgãos de segurança pública do município.

COMO FUNCIONA: o policial / o fiscal da inspetoria, tira uma foto ou faz um desenho e por meio de uma inteligência artificial do sistema irá conseguir pesquisar a marca e trazer as mais parecidas.

A modernização e digitalização do registro das marcas dos animais que integram ao rebanho sepeense, anteriormente era feito através de um livro no Setor de Marcas e Sinais da Prefeitura.

A medida foi adotada pelo município em 2021, após a aprovação de Executivo de um Projeto de Lei, que teve como proponente o Vereador, Humberto Stoduto.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal. Por Camila Fogliarini.

Foto: @fabianlisboa_