São Sepé participa do 42º Congresso de Municípios do RS

0
124

O prefeito de São Sepé, João Luiz Vargas, participou do 42º Congresso de Municípios do RS, nos dias 16 e 17 de julho, em Porto Alegre.

O evento contou com a participação do Ministro Paulo Pimenta, do Ministério Extraordinário de Apoio à Reconstrução, de secretários estaduais, e do governador Eduardo Leite.

O chefe do Executivo gaúcho encerrou o primeiro dia de evento apresentando a Carta de Serviços do Governo do RS com foco na reconstrução do estado.

O documento visa compilar todos programas e políticas públicas oferecidas para as pessoas, empresas e municípios.

“Somos sócios na prestação de serviços para o mesmo povo”, afirmou Leite ao falar da importância da cooperação entre Estado e municípios.

O presidente da Famurs, Marcelo Arruda, lembrou que tanto o governador como muitos prefeitos estão vivendo um mandato desafiador, com pandemia, secas e, nos últimos meses, problemas com enchentes. Conforme Arruda, a principal demanda dos municípios, nesse momento, é a recuperação de estradas.

“Emergencialmente buscamos resolver as estradas e pontes das cidades que ficaram isoladas. Mas agora venho pedir que o governo coloque na pauta as estradas, também, dos municípios que não foram tão afetados, pois isso está impactando na nossa economia. É preciso dar vazão para escoar produção do interior do RS”, pediu Arruda.

O prefeito João Luiz reiterou o pedido do presidente da FAMURS.

“É inacreditável o que está acontecendo no Rio Grande do Sul, depois de mais de mil milímetros de chuvas em poucas semanas, não existe nenhuma estrada em condições. Nasceram vertedouros, olhos d’água, no meio de estradas. Em São Sepé temos 2.800 km de estradas, cerca de 80% foram gravemente danificadas, em plena colheita”, revelou João Luiz.

Para o presidente da FAMURS Arruda, há ações importantes que precisam ser discutidas e implementadas, como a recuperação de estradas, de solos, a atualização dos Planos Diretores, o desassoreamento de rios, e a necessidade programas de governo para manutenção constante, independente da gestão ou partido.

Ainda, reforçou que os municípios precisam ter suas Defesas Civil proporcional ao tamanho do desafio, estruturada, capacitada e com planos de contingência organizados para o enfrentamento de enxurradas, vendavais, secas ou outros desafios climáticos.

O ministro Paulo Pimenta, durante o evento, anunciou mais uma leva de recursos para o Rio Grande do Sul, especialmente para o setor produtivo, como empresários, empreendedores e agricultura.

“Não podemos prejudicar empresas que atrasaram as contas em maio e junho, inviabilizando o crédito junto aos bancos. Uma nova rodada de financiamentos do Pronampe está sendo liberada nos próximos dias.

O Governo Federal está criando condições para reconstrução do Estado, e estamos fortalecendo a parceria com as prefeituras”, concluiu.

Assessoria de Comunicação do PDT São Sepé.

Prefeito Sérgio Coradini de Vila Nova do Sul também esteve no evento.