São Sepé participou da 9ª Conferência Estadual de Saúde

0
165

Aconteceu, entre os dias 15,16 e 17, a 9ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

O encontro, realizado de quatro em quatro anos, tem como um dos seus objetivos avaliar a situação de saúde, elaborar propostas e definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração do Plano Plurianual de Saúde e do Plano Estadual de Saúde.

As conferências são ainda espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas nos próximos anos.

A Conferência Estadual teve o tema central: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia –organizado em quatro eixos:

I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

IV – Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.

O município de São Sepé esteve presente com a participação de delegados eleitos na 7ª Conferência Municipal de Saúde. Representando os Usuários, Niura Rosa, Maria Elena Michelin e Elisabete Lôndero, representando os Trabalhadores de Saúde, Telma Parodes e Felipe Eduardo Rodrigues, e representando a Gestão, a Secretária da Saúde, Carla Pinto.

O grupo considerou positiva a oportunidade de defender as propostas mais relevantes, que venham ao encontro da efetivação das políticas públicas de acordo com as verdadeiras necessidades dos municípios. Também foi uma Conferência democrática e de grande participação popular na busca em defesa e efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS) e valorização da vida.

Informações: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal. Por Camila Fogliarini.