São Sepé realizou 7ª Conferência Municipal de Saúde

0
62

São Sepé realizou 7ª Conferência Municipal de Saúde e debateu garantia de direitos e defesa do SUS.

Profissionais de Saúde, servidores públicos, comunidade e autoridades se reuniram no auditório da Fundação Afif na manhã desta sexta-feira, 24, durante a 7ª Conferência Municipal de Saúde de São Sepé.

A atividade teve como tema central “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”.

Mesmo com o reconhecimento de que carece de melhorias e aprimoramento constante, a estrutura do sistema foi ressaltada pela Secretária da Saúde, Carla Pinto, que reforçou a oportunidade de interação entre o poder público e toda a comunidade.

“A conferência é uma grande oportunidade para discutirmos o SUS, este grande sistema público que atende de maneira isonômica as pessoas todos os dias no país. Precisamos sempre valorizar e discutir o SUS”.

O prefeito João Luiz Vargas destacou os esforços em busca de melhor equipar e atender às necessidades da população. Segundo ele, a conferência também possui um papel democrático e é um momento importante para se ouvir a população. “Estamos falando do serviço público, de saúde pública e, para isso, nós temos a participação da sociedade como um todo, para poder opinar e fazer que essa conferência o mais democrática possível”, descreveu.

Nesta edição, a conferência contou com a palestra “Amanhã Vai Ser Outro Dia”, da cirurgiã dentista, Eduarda Mendes. Dando continuidade uma mesa redonda, com o tema “O Brasil que temos e o Brasil que queremos”, mediada pelo Dr. Leonardo Limberger, médico residente em medicina da família e comunidade.

“A conferência é o ponto alto de democracia no SUS no sentido da participação popular, das pessoas que usam o sistema, sendo do seguimento usuário, trabalhadores e gestores, que tem a oportunidade de construir diretrizes e propostas para os próximos quatro anos em relação a política pública de saúde. Fortalecer a democracia e os espaços de participação popular são os motivos desta conferência”, acrescentou o Vice-Prefeito Fernando Vasconcellos.

Pela parte da tarde, a partir da 13h30, o encontro segue com um momento cultural, oficinas em grupo e apresentação das demandas e indicações de delegados.

Informações: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal. Por Camila Fogliarini.