São Sepé recebe o selo Cidades Antirracistas em reconhecimento às políticas de igualdade racial
Na última quarta-feira, 27 de novembro, o Ministério Público do Rio Grande do Sul entregou o selo “Cidades Antirracistas” a nove municípios gaúchos, entre eles São Sepé. A honraria é concedida a cidades que implementaram políticas públicas de promoção da igualdade étnico-racial.
Além de São Sepé, foram reconhecidos Arroio Grande, Caçapava do Sul, Canoas, Cachoeirinha, Uruguaiana, Porto Alegre, São Leopoldo e Gravataí.
O selo é uma adaptação de um projeto de São Paulo que estimula os municípios a desenvolverem estruturas de combate ao racismo. A cerimônia contou com a presença da coordenadora de Promoção de Igualdade Racial de São Sepé, Cristina Silva Santos, que recebeu a honraria em nome do município.
Em janeiro de 2024, foi criado em São Sepé o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), com o objetivo de fomentar a participação da sociedade civil na luta contra o racismo e enfrentar as desigualdades raciais.
Outras importantes iniciativas também foram celebradas durante o evento, como o lançamento da “Cartilha do Povo de Terreiro do RS”, a assinatura do Acordo de Adesão ao Plano Juventude Negra VIVA (PJNV) e o lançamento de um selo em homenagem ao professor, poeta e militante negro Oliveira Silveira, falecido em 2009. A primeira peça do selo foi assinada por Naiara Oliveira, filha do homenageado.
O reconhecimento de São Sepé, juntamente com os avanços nas políticas públicas voltadas à igualdade racial, destaca o esforço do município em promover uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.
Coordenadoria da Comunicação – Prefeitura de São Sepé.