Secretaria irá realizar uma ação alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

0
168

Na próxima quinta-feira, no dia 18 de maio, às 9h30, a Secretaria da Saúde de São Sepé irá realizar uma ação alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, com uma caminhada na região central (Saída do Centro de Saúde Mental – Secretaria da Saúde – Prefeitura Municipal – Praça das Mercês – Retorno ao CAPS) com servidores e usuários.

O Movimento Nacional da Luta Antimanicomial no Brasil é um movimento social que busca a transformação do modelo de assistência psiquiátrica vigente no país, que historicamente se pautou pela exclusão e violação dos direitos humanos das pessoas com sofrimento psíquico.

O movimento tem como marco histórico a realização do 1º Congresso Nacional de Trabalhadores de Saúde Mental, em 1987, que reuniu trabalhadores da saúde mental, usuários e familiares em torno de uma agenda de transformação do modelo assistencial. A partir daí diversas ações e iniciativas foram tomadas como o objetivo de desmontar o modelo manicomial e construir uma rede de atenção psicossocial que valorize a vida em liberdade e promova a inclusão social das pessoas com transtornos mentais.

Entre as principais conquistas do movimento, destacam-se a aprovação da Lei Nº 10.216/2001, que institui a reforma psiquiátrica no país, e a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), serviços de saúde mental que se propõem atender as pessoas em suas necessidades cotidianas e em seu território de vida, sem internações compulsórias.

Informações: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal.