Semana de Reflexão da Consciência Negra em Formigueiro teve evento

0
206

Posse da nova Gestora de Promoção da Igualdade Racial marca abertura da Semana de Reflexão da Consciência Negra em Formigueiro.

A Prefeitura Municipal de Formigueiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Promoção da Igualdade Racial (SECULTIR), realizou na última sexta-feira (14) a abertura oficial da Semana de Reflexão da Consciência Negra 2025, na Câmara Municipal de Vereadores.

A cerimônia, conduzida pela Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Promoção da Igualdade Racial, Laís Moreira Figueiredo, marcou um momento histórico com a posse oficial da Gestora Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Ana Cláudia Sales Ferreira, consolidando o compromisso do município com o fortalecimento das políticas públicas de equidade racial.

O ato contou com a presença de cinco das seis comunidades quilombolas do município, representadas por suas lideranças.

Uma das comunidades, que estava a caminho, não conseguiu participar devido a um imprevisto no deslocamento, felizmente sem feridos.

As comunidades presentes foram:

– Comunidade Vovó Doralice (Passo dos Brum) – presidente Ana Elisa Brandão;

– Comunidade Maria Joaquina (Fundo do Formigueiro) – presidente Ana Cláudia Sales Ferreira;

– Comunidade Vó Maria e Vô Valdomiro (Cerro e Timbaúva) – presidente Júlio Jorge Figueiredo;

– Comunidade Vovó Chinoca (Urbana) – presidente Sandra Maria Sousa Ferreira;

– Comunidade Manoel Diniz (Urbana – Bairro Scherer) – presidente Evandro Soares dos Santos, que além de participar da abertura, recebeu as lideranças e convidados para o almoço de confraternização no salão comunitário do bairro.

O evento reuniu o Prefeito Municipal Cristiano Cezar Cassol Rubert, o Presidente da Câmara de Vereadores, Claudionir Bender, os vereadores Aci Cardoso, Pablo Milani e Fernando Ferreira, secretários municipais das pastas de Saúde, Assistência Social e Obras e Infraestrutura, representantes da EMATER e a equipe do Programa de Saúde Coletiva da UFSM, vinculada ao projeto de extensão coordenado pelo professor José Luiz de Moura Filho (Zeca).

Durante a solenidade, a presidente do COMPIR, Sandra Maria Sousa Ferreira, entregou uma lembrança ao professor Zeca, em reconhecimento ao trabalho acadêmico, técnico e comunitário desenvolvido junto às comunidades quilombolas de Formigueiro.

A Semana de Reflexão da Consciência Negra segue até o dia 21 de novembro, com ações voltadas à saúde, educação, ancestralidade, memória e participação comunitária, reafirmando a importância da valorização das identidades negras e quilombolas de Formigueiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal.